Dando então continuidade à análise, sobre a convocatória de Carlos Queiroz, para o Mundial 2010, na África do Sul, segue-se então umas palavras sobre a linha avançada escolhida pelo seleccionador nacional.
Recordemos então a escolha para o sector avançado:
Avançados: Nani (Manchester United), Simão (Atlético de Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen).
Nani, Simão e Cristiano Ronaldo são escolhas para as alas, todas elas já esperadas, sendo que Cristiano Ronaldo também poderá ser utilizado na frente de ataque. Qualquer um destes jogadores têm inegáveis qualidades, estiveram em destaque nos seus clubes e foram aposta de Queiroz na fase de qualificação, pelo que, as suas convocatórias são justas e esperadas por todos nós.
Quanto a Danny, também utilizado nas alas, como falso avançado ou médio ofensivo, era presença constante nas opções de Queiroz até se lesionar no joelho direito. Agora, de regresso aos relvados, está de voltas às boas exibições e mereceu a chamada do seleccionador português. Eu pessoalmente gosto das suas qualidades, mas não é um jogador que me encha as medidas ao ponto de nos representar no Mundial, mas faltando Quaresma (ou mesmo substituto para Deco), esta era uma opção esperada.
O avançado titular deverá ser Liedson. O avançado do Sporting foi naturalizado para colmatar a vaga de goleador, e o "levezinho" não tem deixado o seu crédito por mãos alheias. Jogador de grande qualidade e que dá tudo em campo em prol da equipa, será com certeza uma mais valia na África do Sul.
Por último Hugo Almeida, jogador de quem não sou admirador. É verdade que as suas características físicas dão outras soluções a Queiroz, permitindo um ataque mais directo e um maior poder de choque na área adversária, mas os seus níveis de eficácia não são elevados e por isso desculpem-me a expressão, parece uma árvore ali plantada no meio da área. A mim não me cativa, mas como também não temos muito por onde escolher, também já esperava a sua chamada.
No futuro, talvez possamos esperar mais de Orlando Sá ou Saleiro, dois jovens que na minha opinião têm potencial para nos dar algumas alegrias. Saleiro que foi opção com regularidade esta época no Sporting, demonstrou movimentações interessantes, fez diversas assistências para golo e também deixou a sua marca pessoal em alguns jogos. Já Orlando Sá, esteve na sombra de Falcao e Farías, mas terá com certeza a sua oportunidade, mesmo que para isso preciso primeiro rodar noutro clube.
Nuno Gomes era também um nome esperado por alguns, mas a sua escassa utilização no Benfica muito terá contribuido para ficar de fora das escolhas de Queiroz.
Terminada a análise à convocatória de Queiroz, (re)veja as análises às escolhas dos guarda-redes, defesas e médios.
Este Di Maria.....
Há 16 horas
0 golos