Depois de ambas as equipas terem conseguido resultados positivos na primeira jornada, chegou a hora de medirem forças entre si.
A Eslovénia já alcançou o seu primeiro objectivo, o de ganhar um jogo. A vitória frente à selecção argelina foi a primeira de sempre da selecção em fases finais de campeonatos mundiais. E os oitavos de final já não são apenas uma miragem, uma vitória frente aos norte americanos aliada a uma vitória da Inglaterra frente a Argélia, dá-lhes a qualificação a uma jornada de estar concluída a fase de grupos.
Mas para isso terá de enfrentar, a bem estruturada selecção dos Estados Unidos da América, que está super motivada com o empate e bom jogo frente aos ingleses. Os pupilos de Bob Bradley parecem atravessar um bom momento, mas vão ter que o provar. Caso o façam ficam com o passaporte, rumo à próxima fase, na mão.
A equipa eslovena está optimista em bater os americanos, mas do outro lado a confiança é a mesma. "Os jogadores estavam decepcionados no balneário após o jogo contra a Inglaterra, e isso diz tudo sobre a nossa actuação", afirmou Landon Donovan no dia seguinte ao empate. Embora o guarda redes Robert Green tenha dado uma ajudinha a Donovan e companhia, o selecionador Bob Bradley impressionou diante da formação de Fabio Capello. A dupla ofensiva formada por Jozy Altidore e Clint Dempsey — ambos jogadores da Premier League — deu trabalho com uma combinação de velocidade, mobilidade e técnica. Na defesa, além da bravura do capitão Carlos Bocanegra, os defesas centrais Jay DeMerit e Oguchi Onyewu mostraram solidez, preparo físico e bom posicionamento. Dos europeus espera-se a mesma consistência defensiva e a aposta no contra-ataque, tendo sempre como referência Novakovic, na frente de ataque.
Ambas as equipas deverão alinhar em 4-4-2, sendo a táctica da Eslovénia mais defensiva.
Onze Eslovénia: Handanovic, Brecko, Cesar, Suler, Jokic; Kirm, Radosavljevic, Koren, Birsa; Brothers, Novakovic
Onze EUA: Howard, Cherundolo, Onyewu, DeMerit, Bocanegra; Donovan, Bradley, Clark, Dempsey; Altidore, Findley
Aposto num jogo fechado, mas com a vitória a sorrir aos norte americanos.
Eslovénia x Estados Unidos, Grupo C, Joanesburgo (Ellis Park), sexta-feira, 18 de Junho, 15h.
Este Di Maria.....
Há 4 horas
0 golos