
A Naval, a jogar em casa, venceu um adversário directo na luta pela manutenção, o Belenenses, por 1-0. O golo dos navalistas, foi apontado por Godemeche, ainda na primeira parte, estavam decorridos 18 minutos.
Vitória importante para a equipa comandada por Augusto Inácio, já o Belenenses vai da 8ª derrota consecutiva, começando a afundar-se no último lugar.
Noutro jogo em que também envolvia uma das equipas que luta pela manutenção, o Olhanense foi derrotado em casa da U. Leiria, por 2-0. A equipa de Lito Vidigal, marcou já na segunda parte, por intermédio de Silas, estavam decorridos 61 minutos. Já em cima dos 90 minutos, um golo de Vítor Moreno, fixou o resultado da partida.
Com esta vitória a U. Leiria ascende ao 5º lugar, já o Olhanense continua nos últimos lugares da tabela (13º), podendo ser ultrapassado por Leixões e V. Setúbal.
Mesmo privado de algumas pedras fundamentais, o FC Porto garantiu uma vitória folgada na Madeira (4-0), frente ao Nacional, no regresso de Manuel Machado ao banco dos insulares (em jogos oficiais).
O Nacional entrou bem na partida, criando dificuldades ao FC Porto e a ter um lance que deixou muitas dúvidas na área portista. Fucile facilita e Edgar Silva rouba-lhe a bola, aparecendo de seguida estatelado na área azul e branca, Carlos Xistra nada assinalou, estavam decorridos 8m de jogo. Volvidos 20m, seria o FC Porto quem iria beneficiar de um a grande penalidade, após uma jogada de insistência de Alvaro Pereira, que terminou com o estreante Alex Bruno a derrubar o defesa portista e a ver o segundo amarelo e consequente expulsão. Varela chamado a marcar não perdoou e inaugurou o marcador. Como seria de esperar, tudo mais complicado para o Nacional e o FC Porto aproveitou para assumir as despesas do jogo, marcando ainda o 2-0, mesmo à saída para intervalo. Falcao fez o seu primeiro golo na partida, de cabeça, após bom cruzamento de Alvaro Pereira.
Na segunda parte mais do mesmo, com o FC Porto a ter o domínio do jogo e a marcar por mais duas vezes. Falcao iria bisar ao minuto 61, após cruzamento rasteiro de Rúben Micael pela esquerda, o avançado colombiano fazia o 13º golo no campeonato. Já perto do final do jogo, novo bis, agora de Varela, que aproveitou da melhor maneira um erro de Bracali.
Vitória folgada do FC Porto no terreno do Nacional, que não perdia em casa à mais de um ano, na altura também derrotado pelos azuis e brancos. O FC Porto continua então na corrida pelo título, estando a seis pontos de Sp. Braga e Benfica.
Num jogo também ele muito esperado, depois da vitória do Sp. Braga sobre o Sporting e conhecidas as dificuldades que o V. Guimarães tem colocado ao Benfica, este jogo não desiludiu e assistiu-se a um bom espectáculo de futebol.
Os encarnados foram os primeiros a marcar, por intermédio de Aimar. O argentino embalou e isolou-se perante Nilson ( antes beneficiou de um ressalto num defesa vimaranense), cara a cara com o guardião brasileiro teve a frieza para inaugurar o marcador, estavam decorridos 17m. À passagem da meia hora, o V. Guimarães iria chegar à igualdade, com um golo de Nuno Assis, após boa jogada de entendimento do ataque vitoriano.
Nos segundos 45m, o génio de Carlos Martins soltou-se na Luz e o médio português, "de pé quente" fez dois golos quase de seguida (50 e 60m), o primeiro com um remate bem colocado de fora da área e o segundo (também ele fora da área) à lei da "bomba". Decorria o minuto 72, quando Carlos Martins manchou a sua actuação, sendo expulso e deixando os encarnados reduzidos a dez elementos. Aproveitaram os vimaranenses para se soltarem um pouco, criando algumas dificuldades ao Benfica, dispondo de algumas oportunidades para marcar, no entanto os encarnados souberam aguentar e saíam bem nas suas rápidas transições ofensivas, criando algumas ocasiões de golo.
Vitória justa do Benfica, que continua a demonstrar uma enorme capacidade e por isso está no topo da Liga, em igualdade pontual com o Sp. Braga.
Nigéria e Argélia disputaram esta tarde o terceiro lugar da CAN 2010, com a vitória a sorrir à selecção nigeriana por 1-0. Num jogo equilibrado, o golo de Obinna, aos 10 minutos da segunda parte garantiu o 3º lugar à Nigéria.

De acordo com as declarações recentes do secretário geral da UEFA - Gianni Infantino -, o organismo regulador do futebol na Europa vai publicar esse mesmo relatório de forma a revelar a magnitude do problema que resultará em regulamentações ainda mais duras mais lá para o final do ano.
À medida que ninguém parece querer saber se um clube está tecnicamente falido ou não, a UEFA decididamente preocupa-se. E não sou eu quem o digo. É a própria organização. A UEFA alega que a sua preocupação é pertinente a partir do momento em que um clube possa ter problemas por outro falir e assim desencadeie uma espiral de não pagamentos que podem gerar as falências e a derrocada da qualidade do futebol europeu tal como a conhecemos hoje.
O relatório prevê-se muito detalhado, e analisou 650 clubes em toda a Europa, dos quais 50% apresentam perdas ano após ano, e 20%, como já disse, apresentam perdas "generosas" o que quer dizer no valor de mais de 20% das receitas. Também será evidenciado que um terço desses 650 clubes gasta mais de 70% (ou mais) dos seus rendimentos somente em salários, o que do ponto de vista da UEFA é preocupante.
Não é demais que os nossos clubes - especialmente Benfica e Sporting que sistematicamente incorrem ou agravam o estado de falência técnica e são obrigados a delapidar património do clube - tenham um pouquinho mais de atenção. É que, note-se bem, metade dos clubes de topo estão metidos na mesma "bolha especulativa" de activos que julgam poder vender a qualquer momento para regularizar a situação. Mas, haverá quem compre?
E as novas regras da UEFA serão uma parte da regulamentação de licenciamento dos clubes. A partir da época 2013-14, ou os clubes estão no break-even, ou arriscam-se a ficar "fora do jogo". Quer isso dizer, exclusão da Liga Europa e Champions League.
Fonte: Reuters.
O Barcelona acaba de anunciar um lucro líquido de 8 milhões de euros no último semestre de 2009, o que apesar de ser um número invejável, corresponde a um quebra de 50% face ao mesmo período do ano passado.
Se quisermos ter um termo de comparação entre o que é um clube estratosférico, e os nossos clubes portugueses (que às vezes sonhamos que são estratosféricos), as despesas do Barça aumentaram 21.7%, de 166 milhões para 211, especialmente devido ao facto da contratação de Zlatan Ibrahimovic, extensões de contratos, e bonus decorrentes da conquista da Champions e da Liga.
Não obstante esta quebra, o vice-presidente do Barcelona - Joan Boix -, está convicto de que o retorno virá pela projecção que a marca conseguiu.
As receitas cresceram apenas 19.7% face ao mesmo período do ano passado, para 222.8 milhões de euros, especialmente em virtude dos contratos de patrocínio com a TV3, Etisalat e Turkish Airlines, do prize money da Champions League, e aumento de receitas de bilheteira.
É impressionante como, em época de crise, este clube não deixa de ser um poderio financeiro.
A transferência de Manuel Fernandes para o Inter abortou pois o médio internacional português chumbou nos testes médicos realizados ontem em Milão. José Mourinho deveria apresentar hoje o atleta, durante a conferência de imprensa para lançar o jogo com o Parma, a contar para a Serie A, mas face aos últimos desenvolvimentos os planos saíram furados.
O médio de 23 anos chegaria por empréstimo do Valencia até ao fim da presente temporada e poderia ficar a título definitivo se o Inter decidisse acionar a cláusula de 10 milhões de euros. Vai gorar-se, assim, uma nova oportunidade para Manuel Fernandes relançar a carreira internacional e marcar presença no Mundial'2010 - a utilização intermitente em Espanha tem mantido o médio fora dos eleitos.
Texto: Record
No jogo mais esperado da 17ª jornada, o Sp. Braga recebeu e venceu o Sporting por 1-0, com um golo de Paulo César.
Num jogo que se iniciou muito táctico, as duas equipas entraram a pressionar alto e com as suas linhas muito juntas, mas o golo de Paulo César aos 30m, mudou o jogo a favor do Sp. Braga. Em vantagem no marcador e com o Sporting a tentar responder ao golo sofrido, o líder da Liga Sagres aproveitou o adiantamento da equipa leonina para fazer o que melhor sabe, sair rápido para a transição ofensiva quando ganhava a bola e criou bastantes dificuldades à equipa leonina, que teve que recorrer muitas vezes à falta. Mossoró, Paulo César e Alan eram uma dor de cabeça constante para o Sporting, sobretudo os dois primeiros que criaram muitas dificuldades à defensiva leonina. Até final da primeira parte as duas equipas desfrutaram de uma boa ocasião para marcar. Primeiro Liedson falhou com a baliza escancarada, após uma falha de Eduardo, depois Hugo Viana entra na área, remata para grande defesa de Rui Patrício, a bola sobra para Alan, que centra, mas a bola acaba por passar em frente à baliza leonina, sem que ninguém conseguisse finalizar.
Na segunda parte mais do mesmo, o Sporting tentava mas não conseguia chegar com perigo à baliza de Eduardo, mérito para a equipa minhota que esteve brilhante em termos de entre-ajuda e depois saía bem na transição ofensiva, criando imensas dificuldades aos leões. Contudo oportunidades de golo só mesmo nos instantes finais e para o Sporting, os leões tiveram duas boas oportunidades, numa delas Eduardo efectuou uma excelente defesa a um remate de cabeça de Matías Fernandez.
Vitória justa do Sp. Brga, é verdade que com alguma sorte à mistura, pela forma como chegou ao golo, mas fez um excelente jogo em termos tácticos, anulando por exemplo Veloso e João Pereira, que têm estado em destaque na equipa leonina.
Com este resultado os minhotos reforçaram a liderança, deixando o Sporting a 15 pontos do primeiro lugar e ficam à espera do que possa fazer amanhã o Benfica diante do V. Guimarães e o FC Porto frente ao Nacional.

Em suma, esta equipa é capaz de eliminar o Atl. Madrid na Liga Europa, próximo adversário do Galatasaray na prova, e caso isso se concretize, o Sporting e Benfica caso eliminem os seus respectivos oponentes, que se “cuidem”, porque os “Lions” serão um adversário a evitar.
Imagem: picada do jornal Fanatik
Kléber é um dos principais jogadores que atuam no futebol brasileiro. O atacante que começou a carreira no São Paulo saiu cedo para jogar na Europa. A proposta do Dínamo Kiev foi irrecusável para o jogador, até então, com 20 anos. Tinha acabado de vencer o Mundial sub-20, 2003, e estava muito valorizado.
Na Ucrânia, permaneceu de 2004 a 2007, onde foi campeão ucraniano em duas oportunidades e por três vezes vencedor da Copa da Ucrânia. Em 2008, voltou para o Brasil para jogar pelo Palmeiras, um dos maiores rivais do São Paulo. No ano seguinte transferiu para o Cruzeiro. Com o clube Celeste chegou ao vice-campeonato da Copa Libertadores, perdendo para o Estudiantes (ARG) na final.
Kléber esteve lesionado no fim da temporada do futebol brasileiro. Voltou no último jogo do Campeonato Brasileiro e marcou o gol que classificou o Cruzeiro para a disputa da Pré Libertadores 2010. O atacante é conhecido, no Brasil, como Gladiador, por ser um jogador guerreiro, determinado e com muita raça.
Os gols do atacante conquistaram todos os adeptos por onde passou, tanto no Brasil quanto na Ucrânia. Rápido, Kléber tem boa finalização e deverá substituir o também brasileiro Hulk, já que este está penalizado após a confusão no clássico contra o Benfica. Jogar num clube, como o Porto, poderá ajudar Kléber a ser convocado para a Seleção Brasileira. Qualidades ele tem. E muitas.
Ficha:
Nome completo: Kléber Giacomazzi de Souza Freitas
Data de nascimento: 12/08/1983
Posição: Atacante
Clubes: São Paulo, Dínamo Kiev (UCR), Palmeiras e Cruzeiro.
Nota: Post feito por Guilherme Pannain, novo colaborador do Futebol "O desporto rei".
O Sporting inicia hoje um ciclo competitivo terrível? Prefiro desafiador. Isto porque, tendo em conta o sucedido até agora, o risco de falhar é muito menor do que o de reequilibrar o saldo da época. Por isso, mais do que o perigo, eu vejo aqui uma boa oportunidade.
Tem-se falado muito em reforços. João Pereira e Pongolle chegaram, mas apenas o lateral direito conta, uma vez que o francês só agora está disponível. Continuamos a precisar de melhorar o plantel? Não há plantel planteis perfeitos e o nosso estaria longe de o ser, pelo que a chegada de 2 elementos não resolveria nunca os nossos problemas na totalidade. Mas a melhoria registada servirá pelo menos para provar que, mais do que um problema de qualidade individual, havia um problema de orientação técnica. Tão óbvio que não foi preciso um treinador consagrado para o demonstrar. Esse é o mérito indiscutível de Carvalhal, cujo trabalho, realizado sob condições extremamente difíceis, merece referência.
Mas não é possível falar em reforços sem comentar os tratos de polé que o nome Sporting vem recebendo e que até se vem tornando recorrente de há anos para cá. Em Alvalade “herrar é umano”, parece. Todos nos lembramos das promessas pós-eleitorais de uma “equipa de luxo” e os “artigos de fancaria” que desaguaram em Alvalade. Agora, na abertura do mercado foi o “gastar o que for preciso”, mas esse gastar tem correspondido apenas a rios de tinta nos jornais, emprestando o nosso nome para assinalar, qual farol, as referências de mercado. É isto o que se chamou “scouting de qualidade”? E quem o paga? Quando não se sabe comunicar, inflacionando as expectativas, que sentido faz penalizar depois os adeptos por ficarem deprimidos?
Por fim, mas não menos importante, os empresários. Não adianta protestar, eles estão aí e não os podemos ignorar. São como os sacos plásticos que embalam o arroz, são um mal necessário e se os dispensarmos, os grãos espalham-se pelo chão… E por isso mesmo, não servem para mais nada. É por isso que me custa perceber como podia Jorge Mendes representar o Sporting, representar Manuel Fernandes e negociar com o Totenham ou o Inter. No fim de tudo quem ficou a ganhar? O próprio, o jogador e eventualmente o Inter. Censurá-lo por defender os seus interesses? Censuro sim quem devia defender os nossos e não o faz. Contudo confesso-me aliviado. Duvido que Manuel Fernandes renda tanto quanto custaria mensalmente.
Não termino sem contudo afirmar que eu acredito no valor do nosso actual plantel, assim como acredito na viabilidade do nosso clube como um dos grandes entre os maiores. Às vezes, para que tal aconteça, bastaria fazer o óbvio.
*crónica escrita para o Futebol "O desporto rei" , pelo "ANortedeAlvalade", no âmbito da parceria em vigor.
O FC Porto chegou a acordo com o Cruzeiro para a transferência do avançado brasileiro Kléber, num negócio que contempla a cedência de Ernesto Farías ao clube brasileiro. Os dragões já tinham tentado a contratação de Kléber no início da temporada, mas a mesmo não se concretizou, no entanto na impossibilidade de não poder utilizar Hulk, os azuis e brancos voltaram agora à carga. O acordo ficou então fechado, com o FC Porto a desembolsar 5,5 milhões de euros, cedendo ainda a título definitivo, os direitos de inscrição desportiva de Ernesto Farías e 75% dos direitos económicos do jogador argentino.
Falhada a aquisição de Manuel Fernandes, o Sporting voltou a virar atenções para o internacional português, Pedro Mendes, tendo mesmo chegado a acordo com o Glasgow Rangers. O jogador chega esta noite a Portugal e fará os habituais testes médicos durante o dia de amanhã. Faltarão ainda limar pequenas arestas entre Pedro Mendes e o Sporting, mas a contratação deverá mesmo ser anunciada para as próximas duas temporadas e meia.
Com o ingresso no Sporting, o médio luso poderá ainda sonhar com o Mundial 2010, uma vez que irá estar debaixo de olho de Carlos Queiroz .
Benfica
O Banfield, da Argentina, confirmou o empréstimo de José Shaffer até final da temporada. O lateral-esquerdo que custou aos encarnados cerca de 2 milhões de euros, nunca se conseguiu impor na equipa de Jorge Jesus, sendo que por isso a saída já se adivinhava e ficou agora confirmado o empréstimo ao Banfield, com opção de compra para os argentinos. Com a saída de Shaffer, está encontrada a vaga para Airton ser inscrito.
Outra das saídas confirmadas, é a de Balboa, o extremo espanhol vai ingressar no FC Cartagena, terceiro classificado da II divisão espanhola. A cedência de Javier Balboa é válida até final da época.
Por confirmar está ainda a situação de Jorge Ribeiro, o jogador português está muito próximo de ser cedido pelos encarnados ao Vitória de Guimarães, até final da temporada.
Marítimo
O clube insular garantiu a aquisição do guarda-redes polaco Mateusz Bak, de 26 anos, que representava o Lechia Gdansk.
Belenenses
O clube dos Restelo está no mercado à procura de um médio ofensivo, que poder ser Harison, brasileiro que jogou no U. Leiria. O negócio pode ficar concluído ainda durante o dia de hoje.
À caminhada vitoriosa no campeonato, o Inter de José Mourinho, junta-lhe a boa campanha na Taça de Itália, confirmada com a passagem às meias finais. O Inter venceu esta noite a Juventus por 2-1, depois de ter estado a perder. A Juventus foi a primeira a marcar, aos nove minutos por intermédio do nosso conhecido Diego, que beneficiou de um lance infeliz de Toldo. O Inter só iria conseguir empatar aos 71 minutos, com um golo do defesa brasileiro Lucio. Já em cima do minuto noventa, os «nerazzurri» iriam confirmar a a reviravolta no marcador, por intermédio de Bolatelli.
A fazer um campeonato desastroso, a Juventus perde aqui uma boa oportunidade de vencer algum toféu esta época, enquanto o Inter segue na liderança da Serie A e irá agora defrontar a Fiorentina nas meias-finais da Taça de Itália.
Asamoah Gyan coloca Gana na final
O Gana foi a primeira selecção a garantir o apuramento para a final da prova, ao vencer a Nigéria, por 1-0. O tento solitário foi marcado por Asamoah Gyan, na sequência de um pontapé de canto, estavam decorridos 20 minutos.
O Gana tentará agora vencer a prova pela 5ª vez, depois de já ter vencido em: 1963, 1965, 1978 e 1982.
Egipto goleia Argélia e Halliche é expulso
Na outra meia final, o Egipto goleou a Argélia por 4-0, num jogo em que os argelinos terminaram com oito jogadores. Rafik Halliche, jogador do Benfica, emprestado ao Nacional, foi o primeiro a ser expulso, estavam decorridos 38m e no minuto seguinte a selecção egípcia iria chegar à vantagem por Hosni, na marcação de uma grande penalidade.
Já na segunda parte, o Egipto iria marcar o segundo aos 66m, por intermédio de Zidan, após belo trabalho individual à entrada da área. Pouco depois, nova expulsão para a Argélia e o Egipto aproveitou para dissipar as poucas dúvidas ainda existentes, Abdelshafi aumentou para 3-0 aos 80m e volvidos sete minutos, Chaouchi foi expulso, deixando a sua equipa reduzida a oito jogadores. Já em período de compensação, o Egipto aproveitou bem a vantagem numérica e com a defesa argelina descompensada, Gedo fez o quarto e último golo, sendo agora o melhor marcador da CAN.
No próximo Domingo, joga-se a final entre o Gana e o Egipto, Nigéria e Argélia definirão o terceiro lugar.
A notícia ainda não foi confirmada mas ao que tudo indica, o médio português Manuel Fernandes, que tem sido apontado como possível reforço do Sporting, vai representar o Inter de José Mourinho, por empréstimo do Valência até final da época.
É sabido que o Inter estava no mercado à procura de um médio, e depois de falhadas algumas tentativas, o clube italiano avançou para as negociações do internacional português por intermédio do empresário Jorge Mendes, representante do atleta e de José Mourinho. As mesmas ficaram concluídas esta tarde, chegando a um entendimento para a cedência de Manuel Fernandes.
Imagem: A Bola
Na semana de todos os casos, de túneis a incentivos para ganhar, ficou a saber-se, esta manhã, pelo Jornal de Noticias, que “o Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004. A Policia Judiciária concluiu que município instrumentalizou a EPUL para financiar o Benfica”.
“Carmona Rodrigues, à data dos factos vice-presidente da autarquia, é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação que a PJ acaba de concluir”. Diga-se que “nenhuma irregularidade detectada nas facturas do Benfica foi valorizada, para efeitos de responsabilização criminal dos dirigentes do clube”.
Texto: RR
Sporting
Qualquer coisa como 120 mil euros, é este o valor que separa Manuel Fernandes do Sporting. Como a RR já tinha avançado e bem em primeira mão, o Valência pretende que o Sporting pague 600 mil euros, correspondentes a metade do vencimento anual do jogador, mas agora os leões avançam com uma proposta de 480 mil euros. A solução para viabilizar o negócio, poderia passar por Manuel Fernandes prescindir de 20% do salário que iria auferir até Junho. Como também já é do conhecimento público, o Sporting pretende incluir no acordo a celebrar no imediato, uma opção de compra para adquirir em definitivo o passe de Manuel Fernandes, a partir de 30 de Junho, a novidade é que o clube de Alvalade pretende que o valor pago agora seja descontado nessa opção de compra, que poderá ser de sete milhões de euros.
Surgem também notícias que em Inglaterra há diversas equipas interessadas no jogador, com o Tottenham a aparecer na linha da frente.
O Sporting não abdica do interesse em André Santos, emprestado pelo clube de Alvalade à União de Leiria e segundo a RR, os leões apresentam agora nova proposta. O clube da cidade de Lis quer dinheiro para prescindir, por antecipação, de André Santos e os Sporting tenta emprestar os dois internacionais sub-20, Diogo Rosado e Pedro Mendes.
Jorge Andrade está de volta aos relvados
À muito afastado dos relvados, fruto de lesões graves, Jorge Andrade está agora de regresso aos relvados, para ingressar no FC Toronto, do Canadá. Aos 31 anos, Jorge Andrade tenta agora relançar a carreira no Canadá, após um longo período de inactividade. Boa sorte Jorge.
O nome de Sebastian Prediger foi hoje falado como estando na lista do Rosario Central, mas é no Boca Juniores que o médio argentino vai ingressar. Contratado pelo FC Porto no início da temporada, Prediger não tem sido opção para Jesualdo Ferreira e aceitou por isso o empréstimo ao Boca Juniors, até ao final da temporada, para poder assim alimentar a esperança de ser convocado para o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul. Segundo Ezequiel Prediger, irmão e representante do jogador, o Boca Juniors não tem opção de compra e também não terá encargos.
O Chelsea confirmou mais uma vez a excelente época que vem fazendo e desta feita recebeu e venceu o Birmingham, por 3-0, quebrando assim a boa série de resultados que os visitantes vinham a fazer, uma vez que não perdiam à 15 jogos. Malouda inaugurou o marcador logo aos 5m de jogo, e ainda na primeira parte, Lampard iria ampliar a vantagem para 2-0. Já a terminar a partida, Lampard viria novamente a deixar a sua marca, ao marcar o terceiro e último golo dos blues. Ricardo Carvalho e Deco foram titulares.
Outros resultados da 23ª jornada:
Manchester Utd-Hull, 4-0
(Rooney, 8, 82, 86 e 90)
Portsmouth-West Ham, 1-1
(Webber, 76) (Upson, 52)
Bolton-Burnley, 1-0
(Chung-Yong, 35)
Tottenham-Fulham, 2-0
(Crouch, 27; Bentley, 60)
Blackburn-Wigan Athletic, 2-1
(Pedersen, 20; Kalinic, 76)(Caldwell, 57)
Everton-Sunderland, 2-0
(Cahill,7; Donovan, 19)
16 de Fevereiro
Classificação: