
"Sem se poder dizer, claramente, que as coisas estão feitas, porque ainda não estão, o facto é que, sem qualquer leveza de análise, se pode dar como muito avançado o processo de transferência. Visto, de acordo com as nossas fontes, como estando já em vias de conclusão, e destapado minimamente agora, agora...que o Sp. Braga caiu na Europa e já não há o perigo de se poder mexer exteriormente com os nervos ou a tranquilidade do jogador."
In "A Bola"
Beto ou Eduardo afinal? Certo parece ser que o FC Porto prepara a sucessão na baliza, Helton parece já não ter o crédito que tinha e ao que tudo indica, deverá saír no final de época.
O primeiro nome a vir à baila, foi o de Beto, o jornal "Record" anunciou o acordo entre o guarda-redes do Leixões e os dragões para as próximas 5 épocas, no entanto a SAD da equipa de Matosinhos desmentiu prontamente que tal fosse verdade.
Na edição de hoje do jornal "A Bola", pode ler-se que em princípio será Eduardo a rumar ao Dragão. A mim não me espanta, já aqui tinha dado um toque sobre o assunto a 29 de Janeiro.
E agora, quem será a aposta para nº1 do FC Porto na próxima época: Helton, Beto ou Eduardo?
Na minha opinião Eduardo é quem reúne os melhores requisitos, o guarda-redes do Braga está em crescendo nos últimos anos e depois da titularidade em Braga e mais recentemente na selecção, nada melhor que o salto para o tri-campeão nacional. Eduardo tem crescido sustentadamente, começou de 3º guarda-redes do Braga e foi emprestado ao Beira-Mar em 2006/07, no mercado de Inverno. Cedo começou a dar nas vistas na equipa de Aveiro, tendo sido um dos maiores protagonistas na recuperação do Beira-Mar na tabela, que ainda assim não viria a ser conseguida. Na época seguinte, Eduardo viria a ser novamente emprestado, desta feita ao Vitória de Setúbal, a equipa sadina mesmo com muitas dificuldades, fez um campeonato brilhante, tendo terminado nos lugares "uefeiros" e conquistado a Taça da Liga ao Sporting, mais uma vez Eduardo foi um dos destaques e como dizia Carvalhal, além de pontos o guardião ajudava a conquistar taças. Esta época Eduardo voltou à casa mãe e ganhou por mérito próprio, a titularidade na equipa minhota, de resto as boas exibições têm falado por si, tanto que no passado domingo subiu mais um degrau na sua ainda curta carreira, a titularidade oficial na equipa das quinas.
Eduardo é hoje um grande guarda-redes, na minha opinião o melhor português na actualidade. Entre os postes assim como fora dos mesmos, Eduardo tem mostrado credenciais e é hoje um guarda-redes "completo", e nem o falhanço contra o PSG ou recentemente a saída extemporânea da baliza no jogo frente à Suécia, apagam o que de bom tem feito. Além da boa técnica que possui, Eduardo é um guarda-redes calmo e seguro, capaz de orientar a equipa nas situações defensivas e capaz de ler bem o jogo nos momentos de transição ofensiva, embora ainda possa melhorar neste aspecto. Em resumo entre os postes, destaco a sua eficácia no posto que ocupa, sem que tenha que ser muito excêntrico. Fora dos mesmos demonstra uma técnica mais moderna, especialmente quando precisa de fazer a mancha, usando uma mistura de técnica usada pelos guarda-redes de futsal (parede) e também um pouco dos guarda-redes de andebol pela forma como oferece o corpo à bola, desta forma Eduardo tem mostrado a diferença para a grande maioria dos jogadores na sua posição a actuar em Portugal. Na saída aos cruzamentos demonstra também boa técnica e anula facilmente muitas jogadas, fruto da boa agilidade que possuí, assim como boa visão de jogo, terá apenas que melhorar no sentido de "não exagerar", por vezes sentindo muito à vontade neste campo causa um ou outro calafrio mas penso que também aqui irá melhorar, lembro-me bem quando apareceu no Beira-Mar insistia mais nestes lances mas hoje em dia está mais maduro e já não é tão frequente vê-lo errar.
Quanto a Helton, acho que sendo um grande guarda-redes, tem algumas imprecisões técnicas e não tem "hoje" a mesma confiança de outros tempos, daí que não estranhe que possa sair no final de época. Destaco também o seu bom jogo com os pés.
Quanto a Beto é também um excelente guarda-redes, tem um estilo mais excêntrico, tem uma grande elasticidade, assim como uns reflexos fantásticos (aqui melhor que Eduardo), no entanto acho que tecnicamente não é tão bom nem tão completo como o guarda-redes do Braga.
Imagem: capa do jornal "A Bola"